segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Retrato da Mulher Bíblica

Estou em um momento de aprendizado.
Deus tem colocado em mim um desejo de buscar, o seu querer.....
Graças a Deus encontrei alguns videos que edificaram a minha vida.



Deus tem me feito rever conceitos e ensinamentos.
Gostaria de compartilhar com vcs este momento.

http://www.diantedotrono.com/coberturamulheresdt2011/categoria/videos/


A mulher exemplar
Tito 2.3-5
“Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, 4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, 5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.”
A sociedade, de modo geral, tem perdido o padrão de “mulher exemplar” dentro e fora do lar. Infelizmente, esta realidade também faz parte de muitos lares cristãos. Assim, se desejamos uma mudança verdadeira, precisamos urgentemente retornar as Escrituras e examinar o que ela tem a nos dizer sobre uma mulher realmente exemplar.
Olhando para Ela, algumas pessoas acreditam que as cartas pastorais não passam de um corpo de instruções gerais sobre o pastorado, quando na verdade, Paulo ao escrever ao jovem Pastor Tito, trata de muitos assuntos pertinentes ao bom desenvolvimento da Igreja de Cristo. Falando sobre as diversas classes de pessoas na igreja e sua maneira de se portar, o Apóstolo Paulo trata especificamente sobre a mulher cristã.
Partindo de Tito 2.3-5, podemos notar em quais áreas a Mulher Cristã deve ser Exemplar.
I. Na Vida Social (3,4a).
O fato de Paulo usar a expressão “mulheres idosas” (no grego presbítidas), não fere a possibilidade de aplicarmos o ensino do texto as mulheres em geral, sejam elas, mais ou menos “idosas”. E a primeira qualidade, segundo Paulo, que uma mulher cristã deve ter na sua vida social é “ser séria no procedimento”. Seriedade não é deixar de sorrir, de ser simpática, de ser alegre, de ser descontraída, etc. Também não é sinônimo de “cara fechada”, “carrancuda”, “sisuda”, etc. A seriedade descrita por Paulo é de alguém que possui uma conduta respeitosa e ilibada, entre outras. A segunda qualidade na vida social é “não ser caluniadora”. É interessante, e digno de nota, a palavra grega usada por Paulo para “caluniadora” (diabólous). Assim, a mulher que vive difamando ou caluniando os outros está agindo como “um diabo”, um “acusador”, “mentiroso” e “caluniador”. A terceira e última qualidade na vida social é “não ser escravizada a muito vinho”. Sempre que a Bíblia fala sobre o vinho, ela aponta para o perigo da embriaguez, do uso excessivo, além do limite. Na Bíblia há claras instruções sobre o correto uso do vinho, que quando ingerido na quantidade correta, no lugar certo e no momento adequado, ele faz bem. O objetivo deste procedimento exemplar na sociedade é para que as mulheres experientes “sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém casadas a amarem ao marido e aos filhos”. Conforme Paulo, as mulheres devem ser exemplos para as mulheres recém casadas, ensinando-as a amarem seus maridos e filhos. A tendência dos casais mais novos é olharem e imitarem os mais velhos. Portanto, as mulheres precisam ser exemplo de vida naquilo que falam e fazem no meio social.
II. Na Vida Pessoal (5a)
A mulher cristã, além de ser exemplo na vida social, deve também ser exemplo na vida pessoal. A primeira qualidade na vida pessoal é “ser sensata”. A palavra “sensata” deve ser entendida como alguém “prudente”, “moderada”, “comedida”, “discreta” e “reservada”, ou seja, uma mulher cristã não deve viver de modo a chamar a atenção das pessoas, mas se isto acontecer, que não seja pelo vestuário, cabelo, ou jóias, mas pelo procedimento exemplar. Em outra carta, Paulo diz a Timóteo: Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)” (1Tm 2.9-10). A segunda qualidade na vida pessoal é “ser honesta”. A palavra honesta não expressa o todo da idéia do texto, já que a palavra usada por Paulo é “agnás”, que significa “pura” “santa”, “casta”, ou seja, as mulheres devem viver uma vida de santidade e pureza em todas as áreas da vida, com elevado padrão de moral, muito além daquele ensinado pelo mundo através das novelas, programas e revistas.
III. Na Vida Conjugal (5b)
Por fim, a mulher cristã deve ser exemplo na sua vida conjugal. E a primeira qualidade que a mulher cristã deve ter na sua vida conjugal é “ser boa dona de casa”. Paulo não está dizendo com isto que a mulher cristã deve somente trabalhar em casa, pois se assim o fora, a Bíblia estaria em contradição, pois a mulher virtuosa descrita em Provérbios 31, desenvolvia um outro trabalho, além do lar. Na verdade, Paulo simplesmente quer que as mulheres cuidem bem de suas casas, zelando pela boa administração e bom andamento do lar. Isto, na prática, não significa que a mulher não possa trabalhar fora, estudar e se desenvolver, mas que tudo isto é possível, desde que o seu lar sempre esteja em primeiro plano. A segunda qualidade na vida conjugal é “ser bondosa”. A idéia de bondade é alguém “gentil”, “generoso”, “brando”, “doce”. Na visão de Paulo, são estes adjetivos que as mulheres cristãs devem ter em suas vidas. A terceira qualidade é ser “sujeita ao marido”. Uma vez mais, Paulo reitera o ensinado nas Epístolas aos Efésios (5.22) e Colossenses (3.18), que as mulheres devem ser submissas ao marido, não escravas ou empregadas, mas ajudadoras idôneas. O objetivo da instrução de Paulo é para “que a Palavra de Deus não seja difamada”. Vivendo uma vida exemplar, o marido, filhos ou quaisquer outras pessoas nada teriam contra ela e muito menos contra a Palavra de Deus e o nome do Senhor Jesus, especialmente, aquelas cujos maridos não são crentes.
Considerações Finais

Diante de tudo isto, o que se espera de uma mulher verdadeiramente cristã é que ela seja exemplar na sua conduta social, na sua conduta pessoal e na sua conduta conjugal. Fazendo assim, ela agradará ao Senhor Deus com toda a sua vida. Que Deus abençoe ricamente a vida de cada irmãs. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário