domingo, 19 de fevereiro de 2012

OUTUBRO ROSA NO MUNDO INTEIRO

Pessoal sei que devem estar se perguntando: Por que está postando sobre campanha de cancer de outubro em fevereiro?
Para conscientização. Recentemente "perdi" uma grande mulher, ela lutava contra o cancer a muitos anos e só lutou tanto tempo pois ela fazia prevenção. Então por isso seus dias foram prolongados.
Muitas vezes achamos que por sermos mulheres de Deus nunca passaremos por isso. Mas a questão não é "Deus Permitir" é nós nos cuidarmos. Hoje somos mães, esposas, pai, e muitas vezes sustentação do lar, deixamos o nós sempre para depois.....
Devemos nos avaliar sempre, isto significa AMOR PRÓPRIO. E se nos amamos e amamos quem nos ama a melhor prova está abaixo.

 OUTUBRO ROSA NO MUNDO INTEIRO.


O Outubro Rosa surgiu a 10 anos, na Califórnia. Desde então, são realizados ações no mundo inteiro, como objetivo de conscientizar o maior número de mulheres em relação à prevenção de câncer de mama.

É OUTUBRO ROSA NO MUNDO INTEIRO.
Por que usar o laço cor-de-rosa?
O laço cor-de-rosa é usado no mundo todo e é um símbolo de solidariedade, comprometimento e mobilização. Quem ajuda a divulgar a campanha está ajudando a conscientizar ainda mais pessoas.
O que é câncer de mama?
É quando algumas células desse órgão passam a se dividir de forma muito rápida e desordenada, correndo o risco de se espalharem para outras partes do corpo.
Caso haja um tumor, como saber se é maligno (câncer) ou benigno?
Dependendo das características, a mamografia pode sugerir um tumor maligno, mas a confirmação vem apenas pela biópsia.
O auto-exame pode diagnosticar o câncer de mama precocemente?
Esse exame é muito importante, mas muitas vezes tumores em fase inicial não são palpáveis. E é exatamente nessa fase que há grande chance de cura. Por isso, também é preciso fazer a mamografia.
Como é feita a mamografia?
É um exame de raio x de área das mamas. O ideal é fazer esse exame uma semana após o término da menstruação, quando os seios estão menos sensíveis.
O câncer de mama é o mais freqüente, o mais temido e uma das principais causas de morte em mulheres. Para mudar esse quadro, é necessário trabalhar a conscientização da enorme importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Principais sintomas:
O câncer de mama não dói.
Se você perceber um desses sintomas, procure seu medico:
- Aparecimento de um nódulo;
- Alteração no tamanho ou na forma da mama;
- Alteração no aspecto da mama, aréola ou mamilo;
- Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama;
- Enrugamento ou endurecimento da mama;
- Sensações diferentes: calor, inchaço, rubor e escamação.
A Prefeitura Municipal de Curitiba dispõe do Programa Mulher Curitibana, que oferece às mulheres uma avaliação de saúde, que inclui a mamografia.
Prevenção significa diminuir o risco de a mulher apresentar a doença durante a sua vida. Por meio da alimentação saudável, atividade física e do controle do peso corporal é possível evitar 28% dos casos de câncer de mama.
Diagnóstico precoce do câncer de mama significa identificar o tumor no início de seu surgimento e aumentar as possibilidades de cura. A mamografia e os exames clínicos periódicos das mamas são as formas de fazer a detenção precoce.




Nenhum comentário:

Postar um comentário